A geração millennial está mudando o mundo! Nascidos ente 1980 e 1995, os millennials – tembém conhecidos como geração Y – são considerados a geração mais influente que já existiu. Talvez por grande ajuda da tecnologia encontrada nos dias atuais, talvez por desenvolvimento natural do ser humano, o fato é que estes estão quebrando paradigmas.
Inovar, pensar fora da caixa, liderança e pro-atividade são algumas das características dessa geração. Eles não querem vencer sem esforço. Eles não se preocupam somente com o lucro, possuem a intenção de deixar algum legado, algo que realmente possa fazer a diferença no mundo. Não querem saber de como será sua carreira daqui a 10 anos, querem saber do amanhã, de novos desafios.
Em 2015, Sidnei Oliveira – especialista em gerações – afirmou que esses jovens ainda não assumiram seu papel de protagonistas e estão no papel de quem só espera os gestores passarem os bastões. Hoje, em alguns casos, já temos jovens dessa geração com papel de protagonistas em algumas empresas e, os que ainda não são, já estão praticamente prontos para isso por possuírem, geralmente, as características citadas anteriormente.
Segundo uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), 99% desses jovens dizem que só se mantêm envolvidos em atividades de que gostam, e 96% deles encaram o trabalho como uma ferramenta de realização pessoal – não mais uma necessidade ou obrigação. Essa inquietude se reflete também no mercado de trabalho: 56% dos profissionais dessa geração querem ser promovidos em um ano. Dados que mais uma vez, reforçam o fato de não se acomodarem.
Uma geração tão plural quanto a Y, com enorme acesso a informações sobre tudo – e praticamente em qualquer lugar – não é tão fácil de ser convencida por discursos e anúncios. Os millennials são exigentes e estão sempre atentos: para eles, uma compra não representa apenas uma compra; significa principalmente valores éticos que eles querem passar para o seu círculo social, dentro e fora das redes sociais.
Outra característica marcante dos millenialls é o fato de buscarem fugir do “padrão” no mercado de trabalho, ter mais liberdade, ter maior informalidade em suas empresas, fazendo com que se sintam mais a vontade. Além disso, buscam sempre pelos feedbacks de seus superiores, sempre em prol de agregar experiências e aprendizados. Alguns desses dados podem ser vistos na imagem a seguir.
Fica evidente, portanto, que não se trata de uma geração acomodada – longe disso. Os millennials chegaram para mudar e estão conseguindo uma nova relação com o mercado de trabalho que tem tudo para se manter. Pode-se dizer que, literalmente, o futuro está sendo agora!
Nathan Lemos
Millennials e uma nova relação com o mercado de trabalho
Com certeza essa é uma geração que veio para ser crítica e protagonizar a própria vida em todos os âmbitos, sejam profissionais ou nao
ResponderExcluirSem dúvidas! Agradeço a leitura.
ExcluirUma geração que veio pra mudar os pensamentos retrógrados da sociedade em todos os âmbitos.
ResponderExcluirConcordo plenamente, como pode ver no texto! Existem dados que comprovam isso!!! Abraço
ExcluirUma geração que veio pra mudar os pensamentos retrógrados da sociedade em todos os âmbitos.
ResponderExcluirTexto muito interessante.
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirÓtimo texto !
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom! Ajudou muito no meu tcc.
ResponderExcluirFico feliz de poder ajudar em algo tão importante!!!
ExcluirTexto muito interessante e bem escrito!
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirTexto muito bom e esclarecedor!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirUma análise perfeita sobre o que somos hoje, a geração Y. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirObrigado!
Excluir