terça-feira, 4 de abril de 2017

Código de Ética nas empresas


Quando você abre uma empresa, você abre diferentes tipos de portas para diferentes tipos de pessoas que possam vir a trabalhar na empresa, trazendo com elas seus costumes, hábitos, valores, a sua cultura em si. É por isso que foi criado o código de ética, para tentar transformar o ambiente de trabalho mais harmônico para os indivíduos, um ambiente mais homogêneo e acessível aos diferentes tipos de pessoas que ali trabalham.
O código de ética é um tipo de acordo estabelecido entre empresa e funcionários (quero destacar que o código de ética cabe a TODOS os funcionários da empresa), onde se propõe estabelecer os direitos e deveres a partir das características pessoais da empresa, como por exemplo, sua missão, seus valores, sua visão e a sua cultura organizacional. ..
Atualmente, no ambiente organizacional, uma das principais preocupações é com a saúde mental, diferentemente de alguns anos atrás, onde uma das principais preocupações era relacionada com a saúde física e a qualidade de vida do funcionário. Isso se deve a grandes índices de stress, depressão e falta de ânimo no trabalho, ocasionados por assédio moral (exposição de trabalhadores em situações constrangedoras em repetitivas situações), tanto de chefe com funcionário, como de funcionário para funcionário. O assédio é um assunto muito importante a ser abordado, pois influencia diretamente na produtividade de uma empresa, pois quando desanimado com o trabalho, o funcionário caí drasticamente o seu rendimento. E é nessa situação que o código de ética é inserido, como uma maneira de evitar agressões a saúde mental dos funcionários, impedindo determinadas ações que vão contra as condutas da empresa, e faz com que os funcionários se sintam capazes de exercer o seu trabalho, mantendo a auto-estima e o rendimento dentro e fora da empresa.
Assim como o exemplo citado acima, a conduta de ética traz várias outras aplicações, como na linguagem, na vestimenta, para atrair clientes ou colaboradores que estão atentos aos padrões de ética da empresa, para a maior integração dos funcionários, dentre outros fatores. E um dos desafios encontrados pelas empresas, é a seleção minuciosa de seus funcionários, pois com as adversidades do meio externo, a integridade no meio organizacional requer profissionais capazes de conciliar os seus próprios princípios e os valores da empresa.
Sendo assim, pode-se concluir que a conduta empresarial vem ajudando de maneira significativa as organizações, disseminando cada vez mais a sua cultura e os seus valores, aumentando a lealdade com seus funcionários e clientes. Entretanto é importante obter o devido cuidado ao passar as normas, sem que haja uma carga grande de cobrança sobre os funcionários.  


Dica: Caso você queira saber um pouco mais sobre como o código de ética pode ajudar com o assédio moral nas empresas, acesse o link: http://www.conjur.com.br/2005-nov-30/codigo_etica_empresas_evitar_assedio_moral?pagina=5

Fontes:
Idis
Administradores

Imagem: Google imagens.
Escrito por: Amanda Regina de Mendonça Silva.

2 comentários:

  1. Muito boa explanação, está de parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente explicação mas sempre estamos nos preocupando com o empregado e nunca com o empregador,pois a maioria dos empregos vêem de pequenas e médias empresas. Precisamos sempre estreitar a relação entre empresa e empregado com ética e verdade toda iniciativa é sempre positiva e ainda mais com inteligência.

    ResponderExcluir