quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A Ética na vida dos administradores




A Ética se traduz como a filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam e orientam o comportamento humano. Segundo Aristóteles, a ética não é um dom natural, ela é adquirida e aperfeiçoada pelo hábito, ou seja, todas as pessoas nascem amorais, e através das pessoas próximas criam seus próprios valores baseados na ética que lhes foi ensinada. 

O aperfeiçoamento da ética, portanto, é adquirido através do convívio social, acadêmico e posteriormente no trabalho. Tenho como foco esse último ponto, podemos afirmar que toda empresa que implementa um código de ética já deu o primeiro passo para, o que podemos chamar então de nivelamento de valores, uma vez que esse documento não será apenas para ser entregue aos novos funcionários, mas para contribuir para a gestão do negócio. 

O comportamento ético organizacional seleciona indiretamente quem serão essas pessoas relacionadas ao negócio, ou seja, através dele a empresa consegue manter apenas os funcionários, fornecedores e consumidores que tiverem o fit cultural adequado. A ética, através do contrato social, torna a convivência no espaço de trabalho fluida e tranquila pois todos os stakeholders estão de acordo com os valores da organização e abrem mão de parte da sua liberdade para que essa convivência seja possível.

Rafaela Affonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário