quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A RELAÇÃO DOS TRABALHADORES E O SINDICATO



Vamos começar falando sobre os sindicatos. O que são os sindicatos? Quais os seus papeis perante as organizações de trabalho? Quais as suas vantagens em relação à vida dos trabalhadores? Qual a sua função social?

O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista, buscando, principalmente, agir em defesa dos interesses profissionais, políticos, sociais e econômicos de seus associados. Existem diversos tipos de sindicatos e cada um atua em defesa de seus integrantes, como por exemplo, o sindicato dos trabalhadores ou o sindicato patronal.   

Sua função social de representar os trabalhadores frente as demais relações ligadas ao desempenho no trabalho é o que mais motiva os colaboradores a participarem de eleições sindicais e se tornarem mais ativos, buscando um maior engajamento e uma posição na esfera sindical.

O sindicato tem como intuito fortalecer as classes trabalhadoras, exercendo um papel essencial para as relações de trabalho, pelo fato de estar sempre lutando em defesa de melhores condições de trabalho, agindo de forma que o empregado não concorde com situações humilhantes. Muitos de nós já pudemos vivenciar ou ficamos sabendo de situações nas quais o trabalhador se sujeita a exercer atividades em condições precárias de trabalho, simplesmente por medo de perder seu emprego. Antes do surgimento do sindicato os trabalhadores não tinham incentivos para procurarem melhores condições de trabalho, porém, atualmente, o sindicato atua na busca da dignidade do trabalho humano e uma justiça social, de modo com que o trabalhador não se sinta inferior em sua empresa.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário