quinta-feira, 23 de março de 2017

A ética profissional e seus derivados


Por sua definição, ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. Derivada do grego, significa aquilo que pertence ao caráter. Vazquez (2000) diz que a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano. Quando abordada em sua vertente profissional, é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representa imperativos de sua conduta.
Porém, nem todas as pessoas aplicam a ética em seu dia a dia, seja pessoal ou profissional. A falta de ética traz problemas tanto a empresa quanto às pessoas. São exemplos de pouca ética profissional as fofocas, as intrigas, os desvios de recursos financeiros, e algo que infelizmente é comum no ambiente empresarial, os assédios morais ou sexuais. Em 2013, o Sindicato dos Bancários recebeu diversas denúncias de seus trabalhadores. Dentre elas, 62% eram de assédio moral no ambiente de trabalho. Uma pesquisa conduzida pela professora Margarida Barreto consultou 42 mil trabalhadores em todo país e levantou mais números sobre o assédio moral no ambiente de trabalho. Nela mostra que 50% dos entrevistados disseram que os casos de assédio aconteciam várias vezes por semana, 90% deles disseram que o maior praticante era o chefe.
Os assédios morais denotam um custo financeiro para a empresa. No Brasil, ele pode variar de dez mil a dois milhões de reais; já nos Estados Unidos, a média de indenizações é de US$ 4 bilhões, segundo o BIT - International Labour Office, ligado a ONU. Na Europa, os custos são ainda maiores: cerca de 20 bilhões de dólares. Porém, o assédio moral vai muito além do dinheiro gasto pela empresa. Ele também traz custos sociais, com as vítimas que sofrem de depressão, sentimento de inutilidade, sede de vingança, insônia e tentativas de suicídio; e humanos, pois o trabalhador começa a perder a confiança em si, na sua competência, na sua qualidade profissional, ele começa a se sentir culpado, perde a estima de si.
Dentro do ambiente corporativo, uma relação ética traz muitos benefícios, sendo um deles a ajuda que o profissional tem para construir relações amigáveis com todos a sua volta, desde o chefe até um estagiário que lhe está subordinado. Essas relações, trabalhadas junto a resultados consistentes, trazem sucesso e desenvolvimento para a carreira da pessoa. Tendo regras definidas, as pessoas ajudam a construir um ambiente de parceria, trabalho em equipe, respeito mútuo e crescimento generalizado. A empresa deve instituir princípios éticos, com regras e procedimentos que os empregados devem adotar na execução de seu trabalho. Dessa forma, o ambiente se estabelece de forma agradável e cooperativa, com seus preceitos básicos de convivência, de forma essencial para que haja respeito mútuo e crescimento conjunto, e contribui para que esses números estatísticos não cresçam cada vez mais.

Juliana Trajano

Fonte da Foto:
www.pexels.com
Foto isenta de qualquer direito autoral.

Referências:

12 comentários:

  1. Texto irado Ju... A ética é essencial na relação humana!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto, muito bem informado. A ética é primordial em cada funcionário de toda empresa.

    ResponderExcluir
  4. Texto bem interessante.
    Inclusive pois trata de elucidar algumas questões que podem ficar confusas como o relativismo e a relatividade do termo. É sobretudo um tema muito importante na humanidade pela história, mas principalmente na atualidade brasileira.

    ResponderExcluir
  5. Ética no ambiente de trabalho é algo bem delicado. É necessário a empresa receber multas para poder seguir algo que deveria ser "natural". Boa Juh!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto ju!! A ética é realmente essencial!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto! Infelizmente hoje muitas empresas deixam a desejar no que diz respeito à ética, inclusive diante de seus colaboradores.

    ResponderExcluir