domingo, 26 de março de 2017

Saúde no ambiente de trabalho

                
  
    Produtividade. Qualidade no trabalho. Desenvolvimento profissional. Bom comportamento organizacional. Motivação. Segurança. São características que, atreladas a um ambiente de trabalho saudável, são percebidas e acrescentadas no dia a dia do trabalhador. Hoje, a questão da saúde do empregado, é muito mais forte do que há dois séculos. Uma verdadeira preocupação só começou a existir em meados da Revolução Industrial. Em 1831, C. Turner Thackrar, médico inglês, em sua obra “os efeitos das artes, ofício e profissões e dos estados civis e hábitos de vida sobre saúde e a longevidade”, revelou as lamentáveis condições de vida e de trabalho na cidade de Leeds, Inglaterra. Foi um dos fatores que ajudou na intervenção dos governos dentro das fábricas e a criar as primeiras leis em defesa à saúde do trabalhador. E como será que as empresas hoje em dia lidam a respeito desse assunto?
     O seu ambiente de trabalho pode estar aumentando seus níveis de estresse. Um dos problemas usuais que tem afetado na saúde do trabalhador, por exemplo, é a alocação de cada um. Nesse existe uma interatividade mínima entre os funcionários, o qual pode afetar a produtividade e/ou a motivação dependendo da forma de lidar com a situação. Para contornar esse cenário é necessário que a organização avalie o sistema estrutural do ambiente visando à flexibilidade. Uma pesquisa, feita em meados de 2014, em um site de empregos Monster.com revelou que 42% dos trabalhadores americanos deixaram um emprego devido ao ambiente de trabalho excessivamente estressante. A mesma pesquisa também mostrou que 61% dos trabalhadores americanos acreditam que o estresse no trabalho tenha lhes causado algum tipo de doença.
     Vale ressaltar nesse caso, a importância da medicina ocupacional ou medicina do trabalho, que tem a função de acompanhar e fiscalizar as condições às quais o empregado está exposto sejam elas físicas ou psicológicas. É uma ferramenta que favorece o bem-estar da equipe e do funcionário através de acompanhamento, refletindo na produtividade e motivação como comentado anteriormente. Investindo nessa especialidade, a empresa mostra que se preocupa com seus funcionários e dá valor ao material humano.
     Também de grande importância para todo esse processo dentro de uma organização tem o QVT (qualidade de vida no trabalho). É o nível de satisfação que o funcionário tem com seu ambiente corporativo e as atividades exercidas. Envolve todo um conjunto de ações que quando bem implementadas tornam o meio de trabalho agradável e promove inovações e melhorias na empresa que beneficiam toda a equipe, ou seja, é uma relação mútua.
     Como uma ferramenta mais científica que colabora na melhoria da saúde do trabalhador temos a ergonomia. Estuda a relação do ser humano com o trabalho e visa identificar problemas reais no cotidiano da empresa. Proporciona ao colaborador segurança, conforto, preservação da saúde e aumento da produtividade para a empresa a partir de um conjunto de técnicas que beneficia ambos os lados, servindo também como um diferencial competitivo na medida em que ajuda no planejamento do trabalho.
      Ainda há as normas regulamentadoras, que surgiram para designar medidas a serem tomadas no que diz respeito a tudo aquilo que venha ser prejudicial à saúde e segurança do trabalhador. Dentre elas, pode-se destacar a NR 7 que instituiu a obrigatoriedade das empresas elaborarem um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, e a NR 9, criando o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. São normas que favorecem a manutenção da qualidade de vida e conscientizam os próprios empregados a respeito de ações corretivas e preservação de sua integridade física e psicológica.
     Nesse sentido, pode-se dizer que um ambiente de trabalho que se preocupe com o trabalhador é aquele o qual há sistemas integrados de SMS (saúde, segurança e meio ambiente), programas de divulgação e conscientização dessas três áreas como a CIPA e realização de atividades como ginástica laboral. Assim, há a preservação do ambiente, desenvolvimento sustentável e atendimento aos requisitos legais.

Ass: Gustavo Amorim Mello

 Fontes:
Imagem: http://blog.clinipam.com.br/cinco-dicas-para-manter-a-saude-no-ambiente-do-trabalho/
http://www.brasilocupacional.com/index.php/doencas-provocadas-por-esforcos-repetitivos-demandam-atencao/
http://exame.abril.com.br/carreira/como-o-seu-ambiente-de-trabalho-prejudica-a-sua-saude/
http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/qualidade-de-vida-no-trabalho-dicas-e-conceitos/
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/ergonomia-promovendo-sade-e-qualidade-de-vida-no-trabalho/
http://portalteses.icict.fiocruz.br/transf.php?id=00000503&lng=pt&script=thes_chap

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