terça-feira, 28 de março de 2017

Seleção por competências é a melhor opção?

      


    Por muito tempo foi questionado e até inferiorizado o papel do Recursos Humanos dentro das empresas, porém estudos têm comprovado que atualmente o RH possui ligação direta com os resultados de uma organização. Em um novo cenário, no qual os profissionais não buscam apenas empresas que lhes ofereçam os melhores salários e benefícios, mas também valores que se alinhem com os seus, torna-se necessária a adequação do processo de recrutamento e seleção a estas mudanças. Como alternativa para este mercado de trabalho ainda em descoberta, surge o processo de seleção por competências. 
     De acordo com Chiavenato, "gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis". Este modelo de gestão não se preocupa em analisar somente os conhecimentos técnicos do candidato, mas baseia-se nos valores e aspectos comportamentais de cada futuro colaborador, pois são estes que podem gerar ou não, um bom clima organizacional, o qual refletirá diretamente na produtividade e na qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Empresas que já adotam esta ferramenta de recrutamento e seleção, afirmam que colaboradores que possuem valores alinhados aos da empresa são mais engajados e confiantes, e por isso, apresentam desempenho e resultados melhores. 
    Após analisar a diferença entre as 100 melhores e as 100 piores empresas em desempenho financeiro, Christian Orglmeister um dos autores do relatório Creating People Advantage, da BCG, pontua que as organizações possuem resultados duas vezes maior, quando têm um RH forte. O relatório foi baseado em uma pesquisa que ouviu 3500 profissionais de RH e de outros departamentos em 101 países, concluindo que as empresas que apresentavam maior rentabilidade possuíam resultados altos, principalmente nos tópicos que se referiam ao engajamento dos funcionários, ao ambiente e à cultura, à comunicação, à gestão de desempenho e à estratégia de recrutamento. 
    A indústria de cosméticos Natura, a qual utiliza a "seleção por valores", constatou que é muito mais fácil desenvolver uma habilidade técnica, do que alterar um valor de um profissional. Dessa forma, a seleção por competências torna-se uma ferramenta do RH para garantir que novos talentos se adequem a cultura organizacional, e assim construam uma relação mais sólida e duradoura entre empresa e colaborador. 

                Camila Nascimento




Imagem: Google Imagens  
Fontes:  





2 comentários:

  1. Parabéns pela coesão e coerência do texto, que ressalta a importância da mudança de mentalidade, mostrando a atual necessidade do mercado do conhecimento técnico atrelado aos valores da organização.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito interessante e com seriedade!

    ResponderExcluir