domingo, 26 de março de 2017

Não fui selecionado por quê?



Quando o assunto é Gestão de Pessoas, muitos julgam se tratar de um tema fácil, que basta analisar bem um currículo, chamar aquele que mais se encaixa na vaga oferecida, fazer uma dinâmica e pronto. Mas hoje em dia não é bem assim. O que muitos não sabem é que muitos colaboradores são demitidos não pelas suas capacidades técnica e sim pelas seus comportamentos dentro da empresa. Então a pergunta que fica é: como os recrutadores avaliam o comportamento dos candidatos?

Obviamente o currículo ainda é utilizado, mas apenas como uma triagem para a primeira abordagem. Logo na segunda etapa os selecionados são levados para uma entrevista com o gestor da área e é ai que começa todo o trabalho de seleção.

Esses gestores tem uma importante atividade, ele que vai selecionar o funcionário que melhor se enquadra no perfil da empresa, e não por capacidade técnica e sim comportamental. Esses líderes, muitas das vezes, utilizam ferramentas para entender melhor a personalidade de cada futuro funcionário. Basicamente essas ferramentas são questionários que dependendo de suas respostas, levam os gestores a um perfil comportamental mais próximo do seu.

As empresas tem que ter em mente que um conhecimento técnico pode ser treinado e melhorado, mas comportamento não. Cada ser humano é único.


Não existe certo ou errado nessa parte da entrevista, existe apenas o que se enquadra ou não na cultura da empresa. Caso você não seja selecionado, não fique frustrado apenas procure outra empresa, pois sempre existe a ideal para você.

Imagem: Google Imagens
Fonte: Exame
Edição: Renato Alberto

5 comentários:

  1. Ninguém é sincero em entrevistas, sempre tem aquelas perguntinhas com respostas ensaiadas. Creio que uma "pesquisa social", vulgo stalk, é mais eficaz para estudar o comportamento de pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse é um dos fatores de risco, porém mais cedo ou mais tarde a verdade aparece, e com isso vem a demissão, já que o candidato omitiu ou mentiu informações que ferem que as política da empresa.

      Excluir
  2. Eu já entrevistei algumas pessoas e é nitido,com um pouco de conversa fiada,quando a pessoa não se adequa a cultura empresarial.

    ResponderExcluir
  3. Passar por essa entrevista é uma experiência desafiante para muitos, mas a grande parte dos candidatos passa pela experiência sem mesmo perceber.

    ResponderExcluir