As
organizações não existem sem as pessoas. Por muito tempo, o sucesso das
empresas sempre esteve pautado a melhorias dos processos produtivos e redução
de custos, porém um fator fundamental que compõe a base desse sucesso são as
pessoas envolvidas no dia a dia da organização, este assunto começou a ganhar
destaque com a globalização que ajudou a mostrar a importância da gestão de
pessoas no ambiente organizacional.
Portanto, a área de RH começou a ter maior importância e espaço
dentro das empresas que buscam dar o próximo passo para subir de nível e
atingir seus objetivos, surge então, um novo modelo de capacitação de pessoas
através das competências. Estas podem ser descritas como conjunto de
qualificações para cumprir determinadas tarefas e a soma das competências dos
colaboradores é a competência da empresa, portanto desenvolvendo-as, você
estará caminhando para o sucesso da organização, segundo Ênio Resende, autor do
livro Competências, Sucesso e Felicidade.
Este modelo evoluiu de uma gestão apenas voltada para a disposição
das pessoas na empresa para uma integração entre elas havendo uma maior inter-relação
de todos (CABRERA, 2008). E vem também para ajudar a direcionar os esforços das
organizações ao investir corretamente no desenvolvimento dos próprios
colaboradores visando atingir seus objetivos estratégicos, e isso se daria
através do desenho dos perfis de cada cargo com base nas habilidades
qualificações e comportamentos necessários. Assim, conseguiríamos enxergar que
competências precisariam ser desenvolvidas e por quais colaboradores para se
adequarem a determinada função.
Fica visível a grande importância do setor de Recursos Humanos
para o sucesso das organizações, no entanto, existem algumas dificuldades para
implementação dessa capacitação por competências, principalmente em empresas de
grande porte que já possuem estruturas muito bem definidas e uma cultura bem
enraizada nas quais não está presente um valor de colaboração entre os seus
profissionais, ou quando há também uma necessidade de resultados imediatistas
sendo que este é um processo longo, de difícil difusão e com certo tempo de
carência nos resultados até a adaptação dos agentes envolvidos.
Para superar essas dificuldades, tem papel fundamental a alta
gestão, que precisa dar sustentabilidade ao processo para que este se dissemine
entre todos os membros da organização. Após o êxito nesse processo, o modelo de
capacitação vai levar a ganhos substanciais tanto para o funcionário que sente
mais valorizado e desafiado a crescer na corporação, quanto para a empresa que
eleva a qualificação de seus funcionários resultando num melhor desempenho
geral frente ao mercado.
Ass: Victor
Hugo Gonçalves
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Imagem: Google Imagens
Fontes:
ótimo texto!!
ResponderExcluirExcelente texto!!
ResponderExcluirO ideal seria que cada vez mais as empresas dessem foco em descobrir as habilidades dos seus colaboradores, valorizando o profissional, transformando em capital intelectual.
Muitas empresas não se dão conta que um dos bens mais importantes de uma empresa é o capital intelectual de seus colaboradores que dita o grande sucesso de uma corporação.